Informações:
160 páginas
Editora: Companhia das Letras
Ano de lançamento 2017
Narrativa em terceira pessoa
Tema Romance/Drama
Resumo (por Isa Shenayder):
Addie é uma mulher vivendo a terceira idade, e mora sozinha a anos desde que seu marido faleceu. Louis, que mora no mesmo bairro e rua de Addie, também é viúvo a anos e desde então vive sozinho.
Addie, certa noite, vai até o Louis e propõe a ele que os dois comecem a dormir juntos, para que ambos não se sintam mais tão sozinhos. Ela só quer sua amizade. Louis é pego de surpresa, mas acaba aceitando, e essas noites juntos se tornam muito especiais.
Minha opinião e sentimentos sobre a leitura:
Este mês de Abril eu me desafiei a ler ao menos 3 Livros que eu normalmente não leria. Eu nunca fui de ter preconceitos, mas sempre tive meus gêneros favoritos, e acabava não dando muita atenção a outros temas. E no fim das contas "Nossas noites" foi um dos livros escolhidos. E posso te falar que no fim da leitura eu parei e pensei "Preciso me desafiar novamente!!", eu me arrependi das vezes que acabei dando um NÃO para um livro que poderia ser tão bom, e graças a esse auto desafio eu encontrei essa obra linda e emocionante.
O livro já começa com a Addie fazendo a proposta ao Louis, e uma das coisas que ela falou que me deixou com o coraçãozinho apertado foi "As noites são sempre mais difíceis". E ela só queria alguém para passar por essas noites com ela. E isso me deixou assim por que por muitas vezes precisei dormir só, enquanto meu esposo viajava, e mesmo sabendo que ele voltaria ainda sentia uma enorme solidão. E pensando neles dois, que dormiam sozinhos sem a esperança de que alguém voltaria para abraça-los a noite... Nossa, isso pesou muito em mim.
Na primeira noite em que Louis vai dormir com a Addie, é meio constrangedor, você sente que eles não estão à vontade, até por que eles nem se conheciam direito, apenas de vista. Mais para a frente é engraçado como aos poucos isso vai mudando e você sente que eles deveriam ter feito isso a mais tempo. Eu adorei a química dos dois, e também passei a gostar mais de seus diálogos quando eles já estavam a mais tempos juntos.
Outros personagens acabam aparecendo na história como os filhos deles dois e alguns amigos, mas o foco continua sendo o Addie e o Loius.
Toda a reflexão de que nunca é tarde para nada nessa vida, e que não existe idade certa para descobrir o amor, fez com que eu me sentisse mais positiva para alguns aspectos da vida. Mas não se engane pois esse livro também te deixa com vontade de chorar.
Não posso falar exatamente o por quê, se não acabaria estrango a sua leitura, mas sim, existem momentos tristes.
Você pode torcer o nariz por achar que a história é lenta por se tratar da vida de personagens idosos, mas você se engana. Tudo é muito simples e prático nesta leitura, além de ser um livro com poucas páginas (e tem um cachorrinho na história gente 😍).
Eu realmente consegui me conectar com os sentimentos dos personagens. Esse livro é o que eu chamo de elegante... Ah!, e tem Filme na NETFLIX, (trailer aqui) então assim que terminar a leitura vai lá e assisti que vale muito a pena.
É um livro gostoso, simples, e reflexivo. Vale a pena dar uma chance!!
Minha Classificação (de 0 a 5):
Nota 4.5
Você já leu este ou quer me indicar outro livro? Deixa aqui nos comentários e boa leitura!
Por Isa Shenayder
0 comentários:
Postar um comentário