segunda-feira, 1 de abril de 2019

RESENHA - Livro - O CEIFADOR - Neal Shusterman

Há quem diga que ele é uma utopia, já outros como eu, acreditam se tratar de uma distopia. O por quê? Vamos descobrir agora!


Informações:
448 páginas
Ano de Lançamento 2017
Narrativa em primeira e terceira pessoa
Tema: Utopia/Distopia

Resumo do livro (por Isa Shenayder):


Este livro se passa a milhares de anos a frente, onde a morte já não faz parte das vidas humanas. E para não haver a superlotação do planeta, os humanos fundaram a Ceifa, que é a responsável pela "coleta" de algumas pessoas, para evitar este problema.

E como tudo o que o ser humano faz parte, sempre existe corrupção... Na Ceifa não seria diferente. 
Você vai conhecer Rowan e Citra, que são jovens convocados pelo Honorável Ceifador Faraday para ser seus aprendizes. E de como tudo vai mudar até o dia da nomeação oficial de Ceifador no Conclave Invernal.


Minha opinião e sentimentos sobre a leitura:


Essa história tinha tudo para ser a utopia perfeita... Um mundo sem políticos, sem mortes, sem guerras... Mas infelizmente, com o ser humano. Nunca haverá um mundo perfeito enquanto o ser humano estiver na terra, e isso fica claro neste livro. Mas, será que precisamos mesmo de um mundo perfeito? Será que ser mortal não seria exatamente o que nos dar interesse pela vida? Sim. Saber que você nunca vai morrer nos deixaria com uma eterna vida de procrastinação, onde o amanhã não é tão mais importante do que o ontem, e é isso que o livro me fez sentir por diversas vezes. 

O enredo é bem interessante, e o livro como um todo é muito bom. Salvo por algumas coisinhas que, à meu gosto, não foram boas... Como por exemplo, o romance entre os personagens principais, achei meio forçado, não vi nada de especial entre eles, sei que o foco do livro não é esse, mas poderia ter sido melhor trabalhado. Mas isso faz o livro ser ruim? Não, de maneira nenhuma. Apesar disso ainda indico a leitura, é ótimo para refletir e também para entreter. 
Um ponto interessante é que a narrativa é de pontos de vista diferentes, então você vai notar que algumas vezes está em primeira pessoa, outras em terceira... Mas isso não deixa nada confuso.
Esse livro é o que chamo de utopia distopica, onde o mundo tem tudo para ser perfeito, maassss... O ser humano dá um jeitinho de fazer besteira.
Ah, e tem um segundo livro após esse... É "A NUVEM", então se você não quer entrar em série de livros talvez não seja o momento de você ler este.
Bom, a leitura vale pena. Leia e tire suas conclusões 

Minha classificação (de 0 a 5):

Nota 4.2

Já leu ou quer me indicar outro livro? Deixa ai nos comentários e boa leitura ;-)

Por Isa Shenayder


0 comentários:

Postar um comentário